segunda-feira, 10 de agosto de 2015

LUIS PEREQUÊ - AO VIVO

É no mínimo, animador... saber que um artista como Luís Perequê persevera... apesar de todos os fatores adversos... E prossegue... Lutando para preservar a peculiaridade, a originalidade, a personalidade cultural de um povo – o seu povo caiçara.

Luís prossegue... Fiel à sua ideologia, fiel à qualidade de sua poesia e à força de sua mensagem, fiel a seu carisma – atributo que só possuem aqueles que verdadeiramente acreditam no que fazem – e o tomam como missão.

Perequê pertence àquela tribo de gente especial... corajosa... que assume a responsabilidade do dom que a Vida lhe deu... e desempenha seu papel de forma coerente... inserindo seu trabalho no contexto artístico e étnico-social, a serviço do equilíbrio na Sagrada Mãe Natureza.

Luís Perequê é um guerreiro!...

Nascido e criado na zona rural do município de Paraty, Luís Perequê captou e traduziu como ninguém as transformações sociais ocorridas com a construção da BR 101. Suas composições vão retratando em imagens cheias de poesia a vida cotidiana dos moradores da região e as perceptíveis mudanças a partir desse ponto de vista.

Luís não está preso a nenhum clichê, não se submete a rótulos... - impostos pela dita ‘cultura contemporânea’ - e não faz concessões às exigências do mercado – Luís segue... na resistência contra a pasteurização.

Luís Perequê é um desses sujeitos raros, do tipo que não se encontra em qualquer esquina... Estamos falando de um espírito elevado... Uma alma livre... Um líder! Na essência da palavra – em seu campo de atuação.

Tanto, que seu trabalho serve de referência para muitos artistas populares da região e de inspiração para tratados acadêmicos. Poeta, músico, cantador, e produtor musical, suas composições têm sido utilizadas como referência em teses e eventos que discutem o meio-ambiente e a cultura caiçara.

Ativista cultural, orgulhoso de suas raízes, Luís Perequê fundou o Silo Cultural José Kleber e a Vila Caiçara em Paraty, espaços que se propõem a revelar talentos locais e a preservar e divulgar a cultura caiçara. Também criou a Rede Caiçara de Cultura, atual representante do segmento Caiçara na Comissão de Políticas Públicas para Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente.

Luís Perequê já tem quatro CDs gravados:

“Encanto Caiçara” – seu primeiro disco, gravado originalmente em vinil pelo selo Via Cult, em 1992, patrocinado pela Fundação Botânica Margareth Mee e recentemente transformado em CD. “Encanto Caiçara” mereceu a cotação de “ótimo” pelo grande compositor, poeta e crítico musical Aldir Blanc, no ‘Jornal do Brasil’, do Rio de Janeiro. O jornalista e também conceituado crítico de música, Mauro Ferreira, no jornal ‘O Globo’ classifica o trabalho de Perequê como “excelente, de grande vigor musical e profundo teor conceitual. Nada a ver com modismos ecológicos”.

 “Eu Brasileiro” – lançado em 2006, numa parceria entre o Instituto Silo Cultural e a Eletronuclear, foi reverenciado pelo crítico Julinho Bittencourt , do jornal ‘A Tribuna’, de Santos, conquistando destaque e o seguinte comentário:”Luís Perequê é um dos grandes compositores, intérpretes e violeiros do Brasil”.

" Propõe uma viagem sensorial em seu terceiro CD, "Tô Brincando", repleto de sons e letras que nos remetem à infância, mas com poder para cativar igualmente os adultos."

" Ao vivo" este é seu quarto trabalho e reúne um repertório com músicas de seus CDs anteriores, destaque para a faixa inédita “Pé de Moleque”, tema de seu próximo CD, e para os poemas, “Homem Alma” e “Aves e Ervas”, que eram declamados em seus shows, mas ainda não disponíveis para o público.

No CD “Cantos da Mata Atlântica”, compilado e dirigido por Dércio Marques constam sete de suas principais composições e Luís é citado como principal referência da Cultura Caiçara, além de elogiado pelo jornalista Mauro Dias, do jornal ‘O Estado de São Paulo’, que classifica a música de Perequê como “Emocionante. É o que nossos filhos deveriam estar ouvindo, pelo bem deles mesmos”.

Já desfrutando de reconhecimento pela mídia especializada, Perequê tem composições gravadas por: Dércio Marques, Kátia Teixeira, Daniela Lasálvia, Juliana Caymmi, entre outros.

Recentemente, em junho de 2008, Perequê participou do “Festival da Ilha Grande” com Lenine e Almir Sater. Fez o show de abertura da Flip 2008, ao lado de Luís Melodia e participou como convidado do show de Geraldo Azevedo durante o evento, dentro da programação da Off Flip.

Ainda na Off Flip 2008, Perequê fez show com o respeitado músico e pesquisador Zé Gomes, onde juntos fizeram a entrega de uma rabeca ao mais novo grupo de Ciranda de Paraty: o Ciranda Elétrica – que modernizou/revitalizou o ritmo tradicional e que, com isso, recebeu simbolicamente a missão de reintroduzir esse instrumento na música de Paraty.

Assim é: a obra de Luís Perequê é atemporal! E perene em sua profunda sabedoria...

Comparado elogiosamente a outros colegas de profissão como Elomar, Xangai e Vital Farias – ‘irmãos’ do Nordeste do país - fica a impressão de que Luís cumpre seu papel com louvor pelas bandas de cá, interpretando brilhantemente o personagem de cantador do Sudeste...

Luís sinaliza que existe uma luz no fim do túnel! Para este nosso mundo ameaçado... Sinaliza, exercendo sua cantoria de poética apurada e de forte conteúdo... Espalhando sua poderosa mensagem pelos quatro cantos... Disseminando sua arte regional, mas de caráter universal...

Algumas vezes, de forma lúdica, ele toca as almas infantis com suas canções divertidas... Em outras, ele dá o ‘toque’ às mentes maduras sobre a destruição que se vê por aí, fruto da ganância e ignorância, com suas emocionadas e emocionantes letras.

Comparo Luís Perequê a Jorge Drexler – compositor uruguaio, ‘hermano’ sul-americano que logrou o tento de ganhar um Oscar pela bela canção “Del outro lado del rio”... Assim como Drexler, Perequê também, através de sua música inspirada, coloca os costumes e tradições de sua Terra na modernidade, divulgando e preservando os ritmos, os saberes e fazeres de sua gente...

Senhores de tambores e ‘candombes’... ambos seguem, impávidos... fortificando o elo cultural entre as Américas, lutando com seu arsenal sonoro por seus povos, suas culturas, sua essência!

Assim segue Perequê... Zelando pela saúde do Planeta e pela alegria do Mundo!

Concluindo: muito mais que animador, Luís Perequê é ou não é para se celebrar?

por Marilia van Boekel Cheola

Perequê produziu os seguintes CDs:

• Encanto Caiçara – CD do autor patrocinado pela Fundação Botânica Margareth Mee em 1992.

• Gravação do CD Ave Maria do Mato(não lançado), cujos fonogramas já foram utilizados por Dércio Marques no CD Cantos da Mata Atlântica, que foi distribuído nas Escolas Maristas de São Paulo e Minas Gerais.

• Cirandas de Paraty com o grupo Coroas Cirandeiros – o primeiro (e único) CD de Ciranda da região.

• Dirigiu o CD Canto Caiçara da Ciranda de Ubatuba (patrocinado pela FUNDARTE).

Dados para Contato

Telefone: (24)33718365///(24)99937361
Site: http://luispereque.com.br/
Email: silocultural@hotmail.com

Se vc gostou compre o original, valorize a obra do artista.
Download:
TERRA BRASILIS 2

Senha/passaword
terrabrasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário