quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

XANGAI EM CATINGUEIROS

 


 Xangai – nome artístico do cantor, compositor e violeiro baiano Eugênio Avelino – promove álbum em que dá voz a músicas de quatro compositores conterrâneos, alguns tão regionalistas como o próprio Xangai. O cordelista e repentista Bule-Bule, o cantador e violonista Elomar, o cantor Gordurinha – nome artístico de Waldeck Artur Macedo (1922 – 1969) , único dos quatro compositores que já saiu de cena – e Mateus Aleluia têm músicas autorais revividas na cantoria do CD Xangai em Cantingueiros.

Cantingueiros é expressão inventada pelo artista para fazer alusões tanto à caatinga quanto aos cantadores do árido sertão nordestino. O álbum traz 12 números musicais extraídos da web série também intitulada Xangai em Cantingueiros (veja you tube) e filmada em abril de 2017 ao longo de imersão de dez dias no sertão da Bahia, mais especificamente no Sítio Ponta da Torta, no município de São Gonçalo (BA).

No disco, Xangai canta três músicas de cada um dos quatro compositores enfocados na série feita sob direção de Igor Penna. De Bule-Bule, as composições escolhidas foram A máquina de lavar roupa, Que moça bonita é aquela? e Cancela do sossego. De Elomar, cujo cancioneiro já foi abordado por Xangai em discos da década de 1980, o cantador de entonação singular reaviva A meu Deus um canto novo (1979), Incelença do amor retirante (1973), e Puluxia das sete portas (1986).

Da obra de Mateus Aleluia, integrante da formação clássica do grupo baiano Tincoãs, o álbum Xangai em Cantingueiros rebobina Cordeiro de Nanã (1977), Deixa a gira girar (1973) e Promessa ao Gantois (1975), três temas compostos por Aleluia com o colega de grupo Grinaldo Salustiano, o Dadinho, morto em 2000.

Por fim, do repertório de Gordurinha, Xangai dá voz a Súplica cearense (com Nelinho, 1960), Orora analfabeta (com Nascimento Gomes, 1959) e Mambo da cantareira (Barbosa da Silva e Eloide Warthon, 1960), música que, embora não tenha a assinatura de Gordurinha na composição, foi lançada na voz do cantor baiano. 

Se vc gostou compre o original valorize a obra do artista.

Download (em 320kbps)

TERRA BRASILIS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário