domingo, 27 de março de 2016

ZABUMBEIROS CARIRI


No terreiro sonoro das romarias, na alegria, no olhar, na simplicidade e na fé do “ser tão cariri”, cheio de esperança e coragem os Zabumbeiros Cariris trazem efervescência e inquietude, e ao mesmo tempo calmaria depois de uma tarde chuvosa no Vale.
O Cariri tem na cultura sua maior fortaleza, fonte de indiscutíveis riquezas e que constituem um grande patrimônio tanto para o estado do Ceará quanto para o Nordeste. Terra de grandes mestres da cultura popular, a região apresenta uma musicalidade bastante marcada por elementos de tradição oral, que influenciam cada vez mais novas gerações de músicos e artistas, que buscam no universo da tradição nordestina a matéria-prima para seus trabalhos artísticos.

É nesse contexto que surgem os Zabumbeiros Cariris. Formado desde outubro de 2002, na cidade de Juazeiro do Norte, e unindo músicos de gerações e influências diferentes, o Grupo desenvolveu seu trabalho musical mergulhado neste vasto imaginário nordestino, ainda preservado nos inúmeros folguedos da cultura popular presentes na região.

Com um repertório autoral, formado por temas instrumentais e canções cujas letras nos remetem a fatos históricos do Cariri, como, por exemplo, a saga do Caldeirão do Beato Zé Lourenço, os Zabumbeiros Cariris apresentam uma música simples e vigorosa, baseada na sonoridade de instrumentos típicos da região, como o zabumba, o pífano e a rabeca.

Forró pé-de-serra, cabaçais, cocos, maracatus, cirandas e outros ritmos da música nordestina fazem parte da musicalidade do Grupo, que já participou de diversos eventos importantes no estado.
E assim, os Zabumbeiros Cariris vão trilhando seu caminho, cada vez mais consciente da importância da música que fazem, música nordestina, música mestiça, música brasileira.


Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
TERRA BRASILIS 
senha/passaword
terrabrasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário