quarta-feira, 16 de março de 2016

POÇOS E NUVENS - ANO VELOZ OUTONO ADENTRO - 1998


Lentas são as vozes
Que saem como sonhos
Das gargantas imortais
Dos vinhedos ao vento
Das luzes outonais

Lentos são os gestos que pairam
Quando pássaros possessos
Lavram nuvens
Sementes e pólen

Lentos são os passos do tempo
E enquanto lembro laços
Abraços feitos quais traços
De luzes límpidas no espaço
Peço que os gestos, as vozes
E os passos
Levem sempre para os teus braços
Um pouco da ternura que faço
Ao sentir nas rodas do universo
Um maço maduro
Dos teus cabelos em cacho
(três contos de outono)

A banda Poços & Nuvens surgiu em 1986, na cidade de Santa Maria/RS, com o propósito de tocar um trabalho autoral, baseado na mescla de rock, mpb , jazz, rock progressivo sinfônico, música erudita e música folclórica. Desde então, vem trabalhando nesta direção.
Nos anos 80, depois de seu primeiro show autoral, “Viagem Experimental “( 1986) , ocorrido no então concorrido e recém inaugurado Centro de Atividades Múltiplas (Bombril) , o grupo fez suas primeiras gravações, das quais uma música,” Elegia”, tocou extensivamente nas rádios da região, notadamente a Atlântida FM, da RBS. A mesma música se transformou em um vídeo exibido pela RBStv ,na região, no ano de 1987.
Em 1987 e 1988, além de novas gravações, o grupo participou de diversos shows coletivos em festivais e montou um novo show individual, “Caminhos de 2001”, que ocorreu no clube A.T.C.
Em 1989, depois do acidente ocorrido com seu baterista, o grupo para por algum tempo. É um período em que se dedicam aos estudos, a maior parte indo estudar música na UFSM. Depois de um breve retorno em 1992, a banda volta a se reunir em 1994, decidido a gravar as composições que se acumulavam.
O resultado disso está num disco coletivo intitulado Músicos, de 1997, com cinco composições da banda, e o posterior Ano Veloz Outono Adentro, de 1998. O cd, produzido de forma independente pelo grupo, é descoberto por produtores do Rio de Janeiro e São Paulo e a banda é chamada a participar de diversos festivais. Na Europa, a gravadora francesa Musea distribui o disco, que recebe críticas favoráveis, sendo considerado entre os melhores disco de estréia do ano por revistas e sites especializados.
O grupo firma um contrato com a gravadora Rock Symphony para o Brasil e com a Musea para a Europa, Rússia e Japão, e grava o segundo cd, Província Universo, de 2002. Nesse período, além de shows individuais, toca em diversos festivais que culminam com o convite para tocar no México (2004), onde se apresenta em dois festivais na Cidade do México, além das cidades de Tlaxcala e Mexicali, na Baja Califórnia.
Em 2006, depois de um período intenso que vinha desde 1996, e aguardando o lançamento de trabalhos anteriores, o grupo diminui o ritmo de atividades, mas mantém seus projetos de festivais, como o Manifesto Progressivo de Rock, realizado nos anos de 2002, 2003, 2004, 2007 e 2010, alguns membros deixam o grupo e parte do material que estava sendo composto é colocado em outros projetos. Também, a partir de 2007, se dedica a participar de trabalhos solo de membros do grupo.
Em 2011 o grupo retoma as atividades de composição e começa a registrar o que será seu novo disco, ainda sem nome enquanto os trabalhos gravados anteriormente (shows, músicas produzidas ocasionalmente que não entraram em nenhum projeto) passam a ser lançadas. Entre esses projetos em suspenso está o CD e DVD Clouds On The Road que foi lançado em 2012.
Magnifico disco, Em Ano Veloz Outono Adentro (acima), as músicas se desenrolam no âmbito de um ano, começando num outono, passando por todas as estações e finalizando no outro outono.

As letras em português refletem, entre outros temas, a busca de uma relação mais próxima do homem com a natureza, a passagem do tempo e as estações bem como a procura de um mundo melhor. A banda recebeu influências de O Som Nosso de Cada Dia, O Terço, A Barca do Sol, Rush e Jethro Tull e enorme influencia da banda paulista violeta de outono.

Recomendadíssimo !!!!!!!!!!!!!!
Download
TERRA BRASILIS
senha/passaword
terrabrasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário