sexta-feira, 27 de julho de 2018

DIANA PEQUENO - DISCOGRAFIA PARTE I

Diana Pequeno é uma cantora e compositora brasileira que, desde criança, sentiu-se atraída pelas artes, pela literatura e pela natureza. Durante a infância, o que mais gostava de fazer era ler(encantava-se com os livros que lia na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, localizada no bairro de Nazaré, cidade de Salvador, no Estado da Bahia, onde nasceu),além de escrever, desenhar, brincar com personagens reais e/ou imaginários, e cantar. E assim é, até hoje. Diana é uma pessoa e artista singular: além de suas referências na música folk, latino-americana, ibérica e brasileira, tem uma ligação ancestral  com a música medieval, renascentista, barroca, celta, folclórica e oriental. O seu canto une tradição e modernidade, numa linguagem densa e contemporânea. É um mundo muito particular...Certamente, a música é um dom dado por Deus e não pode ser ignorado; para Diana, chegou naturalmente, ao descobrir o som da sua própria voz e perceber que poderia expressar seus sentimentos através do canto. O cantar lhe deu asas e um horizonte mágico e infinito. Aos poucos começou a escrever suas próprias canções, indo cada vez mais em direção à sua essência, para contar sua vida e seus sonhos, na linguagem do amor, da espiritualidade e da ancestralidade. Assim é Diana Pequeno: uma aquariana livre como um pássaro, a mirar o horizonte além; que sonha com um mundo onde os seres humanos, os animais, a natureza e o planeta, sejam respeitados e preservados. Acima de  tudo, é uma artista com alma, que canta a paz, a esperança e o amor infinito e universal. "Cantar é levar a alma a passear num bosque sagrado" ~Diana Pequeno~ "Fé de acreditar no Amor, de abraçar a esperança e de ver um mundo melhor" ~Diana Pequeno~

Namaste
 

cantora e compositora
Diana é uma cantora e compositora brasileira que, com seu estilo único e uma bela voz mezzo-soprano, abriu um caminho diferenciado na música popular brasileira. Seu estilo é rico e diversificado, com nuances de MPB, folk, pop, música latina e trova medieval. A música de Diana é a sua própria voz. Uma  voz matricial, que nos dá uma sensação de aconchego, de estar em casa, ao mesmo tempo em que nos pega pelas mãos e nos leva a mundos desconhecidos, nos leva a sonhar e libertar nossas almas. A necessidade de se expressar, de expandir sua criatividade  a quantidade de canções que vem compondo, levou Diana a lançar cinco discos novos. Primeiramente lançou a "Trilogia das Almas", com temas como o amor universal, a espiritualidade e a ancestralidade, sempre presentes em todo o trabalho de Diana. Cada álbum põe em destaque um tema: "ALMA GÊMEA" é o amor, "ALMA CALMA" é a espiritualidade  e "ALMA MOURA" é a ancestralidade. Todas as músicas refletem a busca pela PAZ, AMOR, FÉ, ESPERANÇA e LUZ.A estes discos, vêm somar-se "XAMÃ" que representa a alma plena, "SIGNO" simboliza a diversidade e "JARDIM  SECRETO" representa um jardim interior, íntimo e sagrado, onde guardamos nossos sentimentos  mais  profundos  e  onde  devemos  cultivar  nossas  emoções.                                  
  Biografia
1-)Nasce em Salvador - Bahia - Brasil.
 
2-)Faz o curso primário na Escola Ana Néry.
 
3-)Inicia-se nas letras, frequentando a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.
 
4-)Cursa o ginásio e o colegial(2º grau) no Colégio de Aplicação da UFBª.
 
5-)Cursa Engenharia Elétrica e Sociologia na UFBª.
 
6-)Cursa música no Seminário de Música da UFBª.
 
7-)Participa do Movimento Cultural de Salvador, cantando nas Mostras de Som da Universidade Federal da Bahia, onde aconteciam manifestações de teatro, dança, literatura e música.
 
8-)A gravadora RCA-VICTOR contrata, após seis meses de negociação, dando-lhe total liberdade de trabalho.
 
9-)Muda-se para São Paulo, onde grava seu primeiro vinil -1978.
 
10-)Lança seu primeiro vinil "DIANA PEQUENO", 1978, com grande sucesso de crítica e público, realiza espetáculos em teatros e projetos por todo o Brasil, além de inúmeras apresentações nas rádios e televisões do país.
 
11-)Participa do Festival da TV Tupy 1979,com a música "FACHO DEFOGO". Finalista.
 
12-)Lança seu segundo vinil, o barroco "ETERNO COMO AREIA", 1980.
 
13-)Participa do Festival da Globo 1980, com a música  "DIVERDADE".  Finalista.
 
14-)Lança seu terceiro vinil, "SINAL DE AMOR",  1981, um disco cheio de poesia e inventividade, onde utiliza instrumentos fabricados em sua própria casa.
 
15-)Lança seu quarto vinil, "SENTIMENTO MEU", 1982, seu disco mais introspectivo, onde seu lado autoral ganha mais espaço.
 
16-)Participa do Festival Yamaha, em Tokyo, 1982, onde faz uma apresentação estilizada com a música "PAPAGAIO DOS CAJUEIROS", considerada a mais original e criativa do evento.
 
17-)Viaja pela Europa, onde vive por algum tempo, dando uma pausa para amadurecer seu processo evolutivo e descobrir novas sonoridades.
 
18-)De volta ao Brasil, lança o compacto "MENSAGEIRO DA ALEGRIA" ,1984  e  em  seguida,  o  vinil  "O  MISTÉRIO  DAS  ESTRELAS",  1985.
 
19-)Estuda música na Pro Arte, Rio de Janeiro.
 
20-)Em São paulo, grava e lança seu primeiro LP vinil independente, "MISTÉRIOS", 1989.
 
21-)Realiza diversos shows pelo Brasil.
 
22-)No Rio de Janeiro, grava e lança o álbum "CANTIGAS", 2001, pelo selo Rádio Mec. Um disco especial, fruto de pesquisas, onde Diana passeia pela música brasileira do século XIX ao século XXI.
 
23-)Continua estudando e compondo.
 
24-)Após longo período de ausência , decide registrar suas canções mais recentes, desconhecidas do público. Diana costuma dizer: "- ao me calar, quem me chamou de volta foram os passarinhos a cantar na minha janela. Este é, sem dúvida, um chamado de Deus.
 
25-)Dá início ao registro de sua obra mais recente e o resultado até agora são cinco álbuns: "ALMA GÊMEA",  "ALMA CALMA", "ALMA MOURA",  "XAMÃ"  e  "SIGNO" que foram lançados entre 2016 e 2017 . Três discos são totalmente autorais (Alma Gêmea, Alma Calma e Xamã) e os outros dois (Alma Moura e Signo)uma mistura de suas composições com músicas de compositores da música popular brasileira e latino-americana, além de algumas canções folclóricas, características sempre presente no trabalho tão singular e diferenciado de Diana Pequeno.

Diana Pequeno 1978
Download



Eterno como areia 1979/1980
Download



Sinal de amor 1981
Download
TERRA BRASILIS



2 comentários:

  1. Parabéns pelas postagens da Diana Pequeno. Certamente uma grande cantora que marcou época, inclusive na minha juventude.

    ResponderExcluir