quarta-feira, 25 de julho de 2018

PAULO HENRIQUE - CAIPIRERÊ


São poucos os discos que conseguem nos conduzir atentos do início ao fim, sem pular uma faixa sequer. Em “Caipirerê”, quinto álbum do cantor, compositor, instrumentista, arranjador, produtor musical e professor, Paulo Henrique. Os temas apresentados foram compostos ao longo de 15 anos, exceto o tema título do CD. Contendo 11 faixas, o álbum foi realizado pela Secretaria de Cultura da Cidade de Mogi das Cruzes (SP), terra natal do artista.
PH é um compositor que capta a alma poética de seu parceiro letrista: sabe para quem mandar a melodia que vai ser vestida por verdadeiros poemas. O artista contabiliza esses CDs: “Baião Mineiro” (2003); “Lavando a Alma” (2008), com o parceiro Paulinho Pedra Azul; “Noite Brasileira” (2011); “Canto a meu Povo” (2016), com o parceiro Pedrão.
A canção que abre o CD, “Serra do Itapety” (PH/Henrique Adib), é uma declaração de amor à flora e fauna da rica região de Mata Atlântica da Serra de Mogi e adjacências. O arranjo é simplesmente lindo e o coro de crianças canta versos assim: “Cedro, seringueira, pau-ferro, pau-brasil/Suinã, paineira, quaresmeira/Quem te viu?/Mocho, pintassilgo, joão-de-barro, anu, araçari/Jabuti, tatu, gambá, esquilo, porco-do-mato, quati.” Aula em formato de canto, coisa que não se vê mais na escola. Nesse CD, não tem música com letra que reflita apenas o falar coloquial, mas melodias que carregam um estrato poético vigoroso. Em “Violeiro Solitário” (PH/Júlio Bellodi), destaque para as harmonias de Luizinho do Acordeon e o solo de viola caipira de João Paulo Amaral. Os vocais de Bia Mello e Mariana ajudam a abrilhantar o que já é belo ao entoar: “Sou mais um violeiro, mais um violeiro tão só/Trago uma mágoa no peito, que na garganta forma um nó/ Que me faz querer viver e me faz querer cantar.
Uma modinha daquelas de sensibilidade única, como aquele olhar do amor um dia contemplado solitariamente em divagações juvenis: “Lua Vaga” (PH/Julio Bellodi), o arranjo é de tirar fôlego. A canção que dá titulo a essa viagem musical, “Caipirerê” (PH/Juca Filho/Murilo Antunes), é uma parceria especial de PH com os poetas Juca Filho (carioca) e Murilo Antunes (mineiro). Com Paulinho Pedra Azul, PH compôs a autêntica moda de viola “Quem te escuta se apaixona”. O moleque travesso é cantado nesse tema que mergulha na magia do imaginário do ser e do estar no mundo. O “saci” das narrativas míticas, lenda indígena africanizada, esquecido nas páginas das fábulas brasileiras, tem seu resgate na canção “Um Pé” (Henrique Adib).
A canção indígena “Muiraquitã (PH/Murilo Antunes) tem, em seu arranjo instrumental e vocal, a beleza emoldurada da poesia de Antunes, que conta a lenda de Muiraquitã. O vocal de crianças novamente é o grande achado. O baião “Entrevero” (PH/Murilo Antunes) desafia o entressono e o desadormecer. Uma pintura melódica se encontra em “Cantinela do Vampiro e da Mulata” (PH/Paulinho Pedra Azul). Um maracatu para Drummond e Cabral se ouve em “Fogo Cruzado” (PH/Julio Bellodi). Fechando a audição, ouve-se “Descaminhos” (PH/Murilo Antunes). Impossível mesmo é escolher a melhor canção. Compre seu CD pelo Email: peaga2106@gmail.com
*texto Dery Nascimento (planetampb.blogspot)

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
TERRA BRASILIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário