domingo, 10 de novembro de 2019

MARCELO BARRA - PEQUI


Marcelo Barra (Goiânia, 18 de setembro de 1959) é um cantor e compositor brasileiro que se tornou conhecido por cantar sobre a cultura de Goiás, seu estado natal.

Quando tinha apenas nove anos de idade, Barra aprendeu a tocar cavaquinho. Aos doze começou a estudar violão. Em 1976, aos dezesseis, venceu o Festival Comunicasom, fato que viria a repetir novamente em 1981 e 1982.

Em 1981, lançou, em parceria com o maestro e compositor José Eduardo Morais, o álbum Coisas tão nossas.

No ano seguinte, lançou o compacto simples da canção "Araguaia", impulsionada pelo sucesso no festival. Pouco tempo depois, Fafá de Belém gravou a canção, tornando Barra conhecido no meio musical de todo o país.

Outra canção que o consagrou nacionalmente foi "Saudade Brejeira", de José Eduardo Morais e Chaul.


Em 1983 gravou com Morais seu segundo álbum, intitulado Recado. Participou do "Projeto Pixinguinha", ao lado de Wagner Tiso e Cida Moreira, em shows que percorreram várias cidades do Nordeste. Mais tarde, atuou no "Projeto Pixingão", dividindo o palco com Sérgio Ricardo.

A canção "Cora Coralina", uma homenagem à poetisa homônima, recebeu um videoclipe da equipe de produção de um programa de televisão.

O CD Clássicos da MPB – Vol 1- Serestas Brasileiras é produto de um grande sonho do cantor Marcelo Barra. É o 18º disco de sua carreira.

Desde muito cedo, o cantor conviveu com a música dentro de casa. “Aprendi estas canções desde criança, cantadas por meus pais, avós, tias nas constantes reuniões familiares que sempre acabavam em música. Depois dos salgadinhos, dos doces e das bebidas, logo chegava alguém para afinar o violão e começar a cantoria. Eu achava um cantinho e ouvia tudo. Hoje tenho a sensação de que as músicas das Serestas Brasileiras fazem parte da minha vida, da minha família e tenho a felicidade e o orgulho de registrar em Cd algumas dessas canções .”

A ideia da gravação do Cd surgiu numa conversa entre Marcelo, Rinaldo Barra e Hermes Fonseca (guitarrista e violonista). Uma grande pesquisa foi feita e depois de mais de 50 músicas representativas, 12 foram escolhidas para compor o CD. Hermes concebeu a harmonização de 7 músicas. O produtor Ricardo Leão, amigo e parceiro de muitas produções ao lado de Marcelo Barra , entrou de corpo e alma no projeto, assumindo a produção musical e os arranjos. No seu estúdio Jaula do Leão, no Rio de Janeiro, gravou as doze faixas entre Outubro e Novembro de 2005.


Lançado em 2007, Pequi o 19º disco da carreira de Marcelo Barra, é considerado pelo artista como o mais regional de todos que já gravou. A direção musical ficou a cargo de Natan Marques, arranjador e violonista que já trabalhou com Elis Regina, Renato Teixeira, Lula Barbosa, Jane Duboc.

O Cd traz uma variedade de ritmos e estilos passando pela Toada, Salsa, Samba, Balada, Catira e Choro. “O importante é cantar Goiás, seja em que ritmo for”, resume Marcelo Barra.

A produção foi viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia.
 
Se vc gostou adquire o original, valorize a obra do artista.
Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário