sábado, 16 de abril de 2016

SIMONE GUIMARÃES - FLOR DE PÃO

Cantora e compositora paulista revelada em 1996 com o CD Piracema, Simone Guimarães gravou Flor de Pão, com leque mais amplo de parceiros. Impressa já no início de sua obra, a textura regional está mais suave, mas se faz presente em temas como o Baião de Câmara, entoado com Milton Nascimento, o fiel incentivador da artista. Simone suavizou também o seu canto no samba que intitula Flor de Pão, gravado com o luxuoso auxílio da guitarra e do vocal de Toninho Horta. Só que nem por isso soa menos densa em faixas como Confissão (tema arranjado por Dori Caymmi) e Novo Amigo, canção de Novelli e Ana de Hollanda em que brilha o piano virtuoso de Hélvius Vilela, craque das Geraes.

Floresce no disco também o entrosamento da artista com Guinga. Dois temas do recém-lançado CD do compositor, Casa de Villa, ganham registros quase simultâneos no álbum de Simone. Jongo de Compadre, parceria dos dois, comprova a emissão perfeita da cantora que se equilibra bem no ritmo sinuoso e acelerado da boa composição. Guinga assina o arranjo e o violão da faixa, repetindo a dose em Via-Crúcis (parceria sua com Edu Kneip). Nesta música, o também convidado Renato Braz reafirma sua categoria vocal em dueto harmonioso com a anfitriã. Braz precisa ser mais ouvido!!!!!

Flor de Pão desabrocha de maneira coesa ao longo das 13 faixas. Em Carta à Amiga Poeta, Simone apresenta parceria com Francis Hime, autor da bela melodia (aliás, é impressionante como Hime conserva a inspiração melódica que já escasseia na obra de vários colegas de geração). Leila Pinheiro surpreende como compositora ao assinar bom samba, Minha Mangueira, em reverência à escola verde-e-rosa. Leila canta com a amiga e também assina o arranjo.

Fechando o CD em grande estilo, há canção - Enquanto, de Isaac Cândido e Marcus Dias - de beleza arrebatadora. De caráter mais diverso pela pluralidade dos nomes envolvidos na ficha técnica, Flor de Pão mantém o nível da discografia de Simone Guimarães.

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
TERRA BRASILIS
senha/password
terrabrasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário