quinta-feira, 7 de abril de 2016

RICARDO ANASTÁCIO - CHÃO ENCANTADO (exclus. terra brasilis)




 Ricardo Anastacio nasceu em Assis (SP), vale do rio Paranapanema. Aos 18 anos foi para a capital paulista, onde teve contato com todo tipo de música: MPB, regional, choro, capoeira, forró, samba. Comprou sua primeira viola em 1978, em São Paulo, instrumento que possui até hoje. Trabalhou como músico da noite, percebeu que seus ídolos da MPB tinham um pé muito forte nas suas raízes, na música de sua terra de origem, e por isso voltou para o interior ao encontro destas raízes, esquecidas com o desenvolvimento, menosprezadas pela própria música sertaneja moderna.
 Desde 1983 vive em Sorocaba, onde morra e trabalha como músico e professor de viola. Estudou violão no conservatório de Tatuí e MPB jazz. Participou do Seminário de música Instrumental de Ouro Preto 1986, organizado por Toninho Horta, onde fez workshop com Dori Caymi, Roberto Correa. Em Sorocaba teve seus filhos e descobriu com os violeiros antigos da cidade os diversos toques, ponteados, e ritmos da rica música caipira paulista.
 Realiza em 2007 pelo PAC –SP , O documentário Nheegatu e o Sotaque Caipira, de Ricardo Anastácio. fruto de sua pesquisa sobre a origem da cultura caipira na região do medio Tiete .. - Criou o site Viola Tropeira em 2004, (www.violatropeira.com.br), sem patrocínio, onde apresenta uma pesquisa feita sobre a cultura caipira. É o terceiro nos sites de buscas pelo tema viola caipira, com 4000 visitas mensais.
 Idealizou junto com Titi Rubio e realizou junto com a secretaria de cultura de Votorantin o projeto da “ Violeira de Votorantim” no ano de 2006- 2007-2008 com apresentações e intervenções culturais, resgatando grupos folclóricos da região (fandango de chilena, caiçara, divino, reis, pouso de tropeiro, catira infantil, Cururu - um desafio cantado caipira). E apresentação dos maiores violeiros do Brasil.  Participou das duas edições do Prêmio Nacional de Viola Instrumental Syngenta.
Atuou como músico e organizador cultural nas duas edições (2004 e 2005) do projeto Raízes do Interior do Sesc Sorocaba.
 Em junho 2005 se apresentou no Sesc Interlagos ao lado de Almir Sater e Pereira da Viola.
Teve suas músicas na trilha sonora do documentário da TV Tem e Globo News (Caminho das Tropas), documentário da origem dos tropeiros.
A composição Quebra Canoa integrou a trilha do documentário Rio Paranapanema.
Gravou os programas Terra Viva TV Bandeirante e o Nosso Campo, Nossa Terra da TV Tem, filiada da Rede Globo, em 2005.2007 “Celma e Célia” do Canal Rural.
 Participou do Revelando São Paulo, e Vale da Ribeira, em 2004, 2005 e 2006. como violeiro, regente da orquestra de viola, e no grupo de catira infantil de Votorantin.
Em 2003 criou a Orquestra de Viola Caipira de Sorocaba /Votorantin, em 2005 a Orquestra de Cesário Lange , em 2008 a Orquestra de violas de São Roque SP.
 Em 2008 Ricardo Anastácio abre o projeto Novos Caipiras, no Sesc Santos, e violeiros paulistas no Sesc Araraquara.
 Ricardo Anastácio apresenta um repertório com músicas do cancioneiro caipira e composições de sua autoria. O violeiro recebe como convidado especial o cururueiro Cido Garoto, com quem traz um desafio interativo aos moldes da tradição do Cururu, repente cantado da região do médio Tietê. 


Ricardo Anastacio, mostra mais uma vez os encantos da viola caipira, em seu novo CD, o Chão Encantado.
O disco é o segundo da carreira do músico, o primeiro foi lançado em 2007 e leva o nome de "Viola Tropeira", no disco você encontra a mistura entre as tradições e a as inovações da viola caipira. Entre as 18 faixas que compõem o CD, vale destacar as instrumentais 'Peabiru', 'Cururu Piracicabano', as poesias caboclas das músicas 'Canfudó' e 'Boiadeira', e a moda de viola 'Isso é bão demais'.
 O disco já foi apresentado à grandes nomes da viola caipiria, e o violeiro Ivan Vilela comentou que, "por trás de uma ambientação rural, o violeiro Anastacio consegue inserir uma modernidade danada nas melodias, nos acordes e na ambiencia".
 Esse trabalho, assim como o anterior, é fruto das experiências de vida do músico. Ricardo Anastacio é filho do interior paulista, e grande apreciador da cultura caipira, principalmente da Região do Médio Tietê.
(15) 99701-7068 ou do email violatropeira@gmail.com.

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
TERRA BRASILIS 
senha/passaword
terrabrasilis
 

Um comentário: