quarta-feira, 24 de abril de 2019

MARCUS BIANCARDINI - DOIS DE CORDAS

Nas mãos de Marcus Biancardini, a viola passeia pelo mundo, revivendo melodias inesquecíveis, manifestações universais da arte de povos e países conhecidos, admirados. Marcus Biancardini demonstra que, na viola, há uma “grande orquestra”, extraindo dela os sons da Harpa de Concerto, da Harpa Paraguaia,da Guitarra Portuguesa, do Cravo, da Balalaica, do Bandolim, da Calimba, da caixinha de música e até do canto da seriema.

Uma verdadeira história de amor e dedicação entre viola e violeiro!
Marcus Biancardini nasceu no dia 25/10/1978 em Goiânia, filho do professor e físico Maurício Biancardini e da fonoaudióloga Elizabeth Reis Esselin. Seus primeiros contatos com a viola surgiram nas fazendas da família no interior de Goiás, onde seu pai levava violeiros para tocar em festas familiares. Nesta época, Biancardini tinha pouco mais de sete anos de idade. A partir dali, a sua alma de violeiro começava a seaflorar e, pouco mais tarde, por volta dos seus 15 anos, manifestou o desejo de aprender aquele instrumento que escutara durante toda a sua infância. Foi aí que ganhou sua primeira viola. Começava, então, seus estudos incansáveis das obras dos grandes violeiros da época, Renato Andrade, Tião Carreiro, Nestor, Moreno, Julião, Vanuque, Velosinho,Bambico, entre outros. Com o passar do tempo, foi mergulhando também em busca de conhecimentos em outros universos musicais, como dos grandes violonistas Andrés Segovia,Sabicas,Paco de Lucia, do citarrista indiano Ravi Shankar e dos grandes harpistas Luis Bordon e Nicanor Zabaleta entre outros. Obstinado e perfeccionista, passava dias e noites ouvindo estes trabalhos até adquirir uma técnica de bem executar e interpretar as melodias em sua viola. Mais tarde, formou-se em Administração de Empresas, mas a faculdade não o atraia, e ao se formar, disse aos pais: tomem o diploma, e devolvam minha viola! Firma sua individualidade, mergulha no mundo da música e surge o compositor. Era como um peixe no seu verdadeiro habitat.

 O HERDEIRO DE RENATO ANDRADE

Responsável pela evolução técnica do instrumento e também por sua entrada nas grandes salas de Concertos do Brasil e do exterior mostrou para o mundo outra forma de ver a viola, com uma técnica rara, sem perder a essência do sertão. A viola, até então, era conhecida somente como um instrumento de acompanhamento das duplas da nossa música caipira.
Biancardini, ao escutar as obras de Renato Andrade, percebeu a riqueza e as infinitas possibilidades que o instrumento oferecia. Iniciou-se aí, uma forma inusitada de aprender, onde a sala de aula era uma velha radiola e o professor, os LPs, que rodavam por horas e horas, ensinando através do som o aluno que sonhava, um dia, conhecer o mestre que lhe inspirava nos discos. Chegado o dia do grande encontro, Marcus se encheu de coragem, empunhou a viola e com os dedos de aprendiz ousou tocar uma música que havia aprendido nas audições dos LPs. Neste mesmo dia, Renato o reconhece como o seu sucessor, nascendo dali, uma bela história entre mestre e aluno.
Filhos e netos de Renato Andrade doaram a viola que acompanhou o músico durante toda sua trajetória a Marcus Biancardini, numa comovente cerimônia.
Hoje, Biancardini dá continuidade na arte de pontear a nossa tão querida viola!

O DISCO
O show Dois de Cordas é um concerto que culminou no primeiro DVD do instrumentista e concertista de viola Marcus Biancardini e contou com a participação especial do violonista e guitarrista Jairo Reis.
Marcus relembra que, ao conhecer o violinista Jairo Reis, de imediato já lhe veio a vontade de que ambos tocassem, juntos, a viola com seu já tradicional repertório variado. "Trata-se de um espetáculo com o qual já viajamos o mundo, por meio da música, mostrando a versatilidade da viola caipira", explica o instrumentista.
O repertório mescla canções autorais e interpretações, que contam um pouco da carreira do artista goianiense, que, assim como a viola, também ganhou fama internacional. A versatilidade do instrumento e do instrumentista reflete no repertório, contendo homenagens a Adele, Dire Straits, Marisa Monte, aos mineiros sertanejos raiz Tião Carreiro e Pardinho.


Ouça nas principais plataformas digitais .
Se vc gostou adquira o original valorize a obra do artista
http://www.marcusbiancardini.com.br

Download
TERRA BRASILIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário