quarta-feira, 2 de setembro de 2015

NHAMBUZIM - ROSÁRIO (exclusividade terra brasilis)


Reza a lenda: no início, não havia a noite. 
Ela pertencia à Cobra Grande, que a guardava dentro de um coco de palmeira  tucumã,
 no fundo do rio.
Certo dia, sua filha se casou com um guerreiro.
Longe de casa, a jovem quis que lhe trouxessem a noite
para que pudesse se deitar.
Partiram três homens em busca da noite, com a condição de que não abrissem o coco.
Mas veio a curiosidade e o coco foi quebrado.
A noite escapou, a escuridão tomou conta da Terra.
Para separar a noite do dia, a filha da Cobra Grande criou dois pássaros:
 o cujubim, que deveria cantar para anunciar a chegada da manhã, e o nhambu, que cantaria
à tarde divulgando a vinda da noite.
Nhambu canta até hoje, avisando o povo que a noite está para chegar.
Que já é hora de largar o trabalho. Que já é hora de descansar, hora de festa, hora de cantoria.
Tem gente que chama de nambu, inhambu.
Nós o chamamos de nhambuzim.
O grupo Nhambuzim surgiu em São Paulo em 2002, com a dupla missão de preservar as tradições culturais do povo brasileiro e, ao mesmo tempo, inseri-las num contexto contemporâneo. Assim, somando instrumentos como a viola e o berrante ao piano e ao baixo elétrico, realiza um trabalho de grande refinamento, mas também de fácil acesso ao grande público, capaz de atingir todas as faixas etárias e camadas sociais.

Ciente da vocação da música como veículo de informação, o grupo busca também estabelecer uma forte conexão com as diversas formas de narrativa brasileiras, das histórias orais à literatura regional. Em seu primeiro trabalho, Rosário: canções inspiradas no sertão de Guimarães Rosa (selo Paulus), de 2008, o grupo refez os caminhos das veredas rosianas em uma surpreendente leitura musical, muito bem recebida pelo público e pela crítica de vários veículos do país. O CD contou com participação do acordeonista Gabriel Levy, do violeiro Paulo Freire e do cantor Renato Braz.

Em 2014, o Nhambuzim lançou seu segundo trabalho, o infantil Bichos de Cá (Bamboo Editorial) – uma obra composta por um disco e um livro ilustrado. Neste, o grupo apresenta canções sobre dez animais da fauna brasileira, cada uma composta num ritmo tradicional da região onde o bicho vive. Cultura popular e meio ambiente juntos, em favor da educação. O disco conta com a participação das crianças do coral do Projeto Arrastão, entidade social no bairro do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo.

Desde que surgiu, Nhambuzim apresentou-se em diversos espaços culturais da região Sudeste, conquistou prêmios em inúmeros festivais de música e, em 2003, foi vencedor do Prêmio Nascente/USP na categoria música popular. Em 2004, foi um dos grupos participantes do Fórum Cultural Mundial, realizado em unidades do SESC em São Paulo. Recentemente, participou como grupo convidado nos CDs Xiló, de Zé Modesto, e Kalea, projeto em escala global do acordeonista basco Kepa Junkera.

O álbum "Rosário" foram feitas  canções inspiradas no sertão de Guimarães Rosa. São canções compostas e interpretadas pelo pelo grupo Nhambuzim que procuram traduzir e evocar, em música,
 o universo deste grande mestre da literatura brasileira.

Obras como Grande Sertão:Veredas, Manuelzão e Miguilim, Primeiras Estórias e Sagarana são a base de um repertório que conta com quase vinte canções.



Rosário é um espetáculo e também um CD, lançado em junho de 2008 pelo selo Paulus, em comemoração aos 100 anos de nascimento do autor.
 O trabalho soma canções próprias do grupo a cantigas tradicionais do norte mineiro e a revisões de clássicos como A Terceira Margem do Rio (de Caetano e Milton) e Sagarana, parceria de João de Aquino e Paulo César Pinheiro consagrada na voz de Clara Nunes. O disco conta com a participação especial do cantor Renato Braz, do violeiro Paulo Freire e do acordeonista Gabriel Levy

Se vc gostou compre o  original, valorize a obra do artista.
Download
Altamente recomendado !



TERRA BRASILIS
senha/passaword
terrabrasilis

Um comentário: