segunda-feira, 7 de setembro de 2015
GRUPO CATA LUZES - VOLTAR À ALDEIA
Grupo vocal instrumental de Aracaju (SE), criado em 1982 e integrado inicialmente por Cláudio Miguel (voz e violão), Valdefrê (voz e violão), Tonho Amaral (percussão) e José Amaral (voz e percussão).
Foi o grupo vencedor do primeiro Festival de Música Popular Sergipana (FMPS), realizado na década de 1980.
Em 1983 gravou seu primeiro disco, o LP “Viagem cigana”, uma mistura de sá e guarabira com clube da esquina, um disco desejado por colecionadores de todo mundo, que contou com arranjos, regência e participação instrumental do maestro Paulo Moura, e dos músicos Ruy Quaresma (violão e direção musical), Jacques Morelembau (cello), Joel Nascimento (bandolim), Túlio Mourão (teclado), Jorge Degas (baixo), entre outros.
O violonista e cantor Oswaldo Gomes passou a integrar o grupo com a saída de José Amaral.
Em 2001 lançou o CD “Sangue d’alma”, produzido por Ruy Quaresma, com participação especial de Paulo Moura, Cristóvão Bastos, Joel Nascimento e Rildo Hora. O disco foi viabilizado com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). Nesse mesmo ano a música “Cheiro de terra” foi vencedora do concurso “Aracaju em Canto” promovido pela TV Sergipe, através do voto popular.
Em 2003 participou do “Festival de Verão” de Aracajú (SE), em palco montado na Orla de Atalaia para as comemorações do aniversário da cidade. Nesse mesmo ano participou do projeto “MPB Petrobras” apresentado no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju.
Em 2007 o grupo viajou em turnê por Portugal, apresentando-se em várias cidades do país.
Em 2012 lançou, pelo selo Fina Flor, o CD “Voltar à aldeia”, que contou com a participação de músicos como Marcelo Caldi (acordeom), José Arimatéa (trompete e flugel), Fernando Merlino (piano), entre outros. O disco, produzido por Ruy Quaresma, incluiu 13 faixas da autoria de seus componentes, dentre as quais “Paixão de aprendiz” (Cláudio Miguel, Tonho Amaral e Valdefrê), “Valsa para Vanessa” (Cláudio Miguel, Oswaldo Gomes, Tonho Amaral e Valdefrê) e “Pele africana” (Cláudio Miguel, Tonho Amaral e Valdefrê).
Se vc gostou compre o original, valorize a obra do artista.
Download
TERRA BRASILIS
senha/passaword
terrabrasilis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário