domingo, 25 de novembro de 2018

GRUPO TARACÓN - GRACIAS A LA VIDA / LO UNICO QUE TENGO

TARACÓN - GRACIAS A LA VIDA - 1976/ 1992 CD

Lado A
01 – Tinku – Folclore Boliviano
02 – Pueblos Americanos – Violeta Parra
03 – Gracias a La Vida – Violeta Parra
04 – Te Recuerdo Amanda – Victor Jara
05 – Não Mande Geada – Maria do Céu
06 – Manas de La Cebolla – Miguel Hernandez e A. Cortez
Lado B
01 – Soy Libre Soy Bueno – Atahualpa Yupanqui
02 – Boquita de Cereza – Oscar Del Valle
03 – Tikiminiki – G. Rojas
04 – El Buen Borincano – Rafael Hernandez
05 – En La Mina El Tarancón – Popular Asturiano
06 – Parabien de La Paloma – Rolando Alarcón


Tarancón é um grupo que une e mistura a música brasileira com a latino-americana, dos Andes ao Caribe, e ainda com influências africanas; inventando assim sua sonoridade e fazendo seu próprio caminho.
Com 44 anos de carreira e mais de 5 mil apresentações, é considerado um precursor da música latino-americana no Brasil.
A mistura sonora do grupo é criada unindo instrumentos originários dos Andes, como a quena (flauta de cana ou osso), a zamponha ou siku (similar à flauta de pan), a tarka (flauta ortoédrica de madeira de uma só peça com seis furos, também conhecida como anata, no norte da Argentina), o bombo leguero (bumbo de couro de ovelha ou guanaco), o charango (instrumento cordófono de 10 cordas ou mais, feito com carapaça de tatu, chamado de “Quirquincho”, ou madeira), com a viola brasileira, violão e baixo acústico, mais quatro venezuelano com flautas de origem amazônica, pífanos, kalimbas e queixadas recicladas de animais.
Com tudo isso, acontece a síntese entre a musicalidade do folclore e do cancioneiro latino-americano, o som do Tarancon.
Os shows são sinônimos de alta voltagem emocional e de público, pelo conteúdo das letras, mensagem, e a sua própria historia, traduzindo em música sua liberdade.

O Começo

”(...) Uma viola caipira, um atabaque verde com coqueiros do Jica, violão da Miriam, flauta doce D’Alice, os primeiros sons do Tarancón, banda brasileira que vira 4 décadas, 2 séculos, 2 milênios. E a inspiração de tudo isso foi Dercio Marques, junto com Zé Gomes (aquele que tocou com Elis, Elomar, Arthur Moreira e Renato Texeira), que ensinou a Tarancón os primeiros toques do bombo leguero.”, lembra Emílio, um dos fundadores e até hoje no grupo.
Outra lembrança marcante foi conhecer Mercedes Sosa. “E ela já conhecia o Tarancon!” ele comenta. Ela havia comprado os discos “Gracias a la vida” e “Lo Único que Tengo” em Buenos Aires. Nesta época Miriam cantou pra ela “San Vicente”. Ela adorou, e em pouco tempo já estavam juntos no palco Mercedes e Milton Nascimento.
Tudo isto à primeira vista, ao primeiro toque, ao primeiro som.
E logo tinha uns moleques “dando canja” nos shows: Almir Sater, Chico Cesar (lááááááá em Campina Grande) e mais outros. E surge uma marca inconfundível: a fusão da pintura e música nos palcos.
Grande invenção : Felix Nieto pintava telas enormes durante os shows com temas sempre ligados às musicas da banda, à America Latina, ao amor. Telas com pinturas e desenhos como as capas dos discos e que depois seriam inspiração para outros artistas, como por exemplo o Rappa.
O Tarancón até hoje mantém sua bem sucedida caminhada sem as luzes da mídia, mas com a infalível comunicação “boca a boca”. Lotando shows, encantando com suas sonoridades, somando ricas parcerias e experiências pelos palcos por onde passa.
É o Tarancón do novo milênio querendo o antigo e o novo, lutando por seus ideais!

Formação Atual

Emílio de Angeles – flautas andinas, percussão e voz
Jorge Miranda – baixo, charango e voz
Ademar Farinha – flautas andinas, violão e charango
Jonathan Andreoli – bombo leguero, bongô, cajón
Natália Gularte – percussão e efeitos
Maetê Gonçalves – canto
Federico Caravatti - baixo, violão e canto 

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
TERRA BRASILIS



TARACÓN - LO ÚNICO QUE TENGO  - 1978


1-el cantar tiene sentido
2-duerme negrito
3-canto del agua
4-tan alta que esta la luna
5-urubamba
6-cancion y huayno
7-milonga de andar lejos
8-plegaria a un labrador
9-lo unico que tengo
10-cancion con todos

*Como esse disco ainda não foi relançado em mídia digital estou postando o disco original de vinil
com algumas musicas retirada de uma coletânea do grupo já remasterizada e lançada em cd  completando a lista original do disco.

Download
TERRA BRASILIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário