quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

RENATO TEIXEIRA E ORQUESTRA DO ESTADO DO MATO GROSSO

No auge dos seus 70 anos, inquieto e criativo, Renato Teixeira pega a estrada novamente, mas dessa vez carregando consigo mais que sua inseparável viola. Em companhia dos instrumentistas da Orquestra de Mato Grosso, sob regência do maestro Leandro Carvalho, Renato embarcou numa turnê desafiadora, uma saga musical que arrastou uma multidão entusiasmada, cantando em uníssono e a plenos pulmões.
O encontro entre Renato e a OEMT deu tão certo que não demorou para que a parceria fosse eternizada no disco Terra de Sonhos.
Lançado agora pela gravadora Kuarup, o novo disco destaca 14 canções que combinam clássicos como Tocando em Frente, Chalana e Um Violeiro Toca com homenagens a Mato Grosso como Trem do Pantanal, Mato Grosso Rico, eternizada na voz de Tonico & Tinoco, e Passatempo, uma composição inédita do próprio Renato.
Com arranjos especialmente encomendados para o disco, há grandes nomes da música como André Mehmari, Ruriá Duprat, Ítalo Perón, Vittor Santos, Paulo Aragão e Tiago Costa. O álbum conta ainda com o violonista Natan Marques, parceiro de Elis Regina, e Chico Teixeira, filho de Renato e com carreira solo autoral, que se juntaram à orquestra no projeto.


Sobre a nova experiência musical, de pegar a estrada e gravar com orquestra, Renato Teixeira ressalta ser importante poder tocar com a Orquestra de Mato Grosso, com arranjos específicos e muito bem cuidados, que fogem dos formatos originais das canções.
"Me causa uma sensação muito boa, de renovação. Eu volto para estrada revigorado, animado, louco para continuar tocando”.
O cantor conta ainda que nunca foi para o estúdio para gravar um disco por gravar. "A intenção aqui é linda, revigora. A música renasce. Estou muito feliz. Uma experiência magnífica”, completa.
A turnê que uniu Renato Teixeira e OEMT exibiu espetáculos abertos, em praças públicas, em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tangará da Serra, Cuiabá, Rondonópolis e Primavera do Leste.
Terra de Sonhos tem direção artística de Leandro Carvalho e foi gravado em maio de 2015, no Estúdio Inca, em Cuiabá, Mato Grosso. Mixado por Sidney Marques e Manuel Neto (Inca) e masterizado por André Dias (Post Modern Mastering, do Rio de Janeiro), o disco físico está disponível nas lojas do ramo e também nas plataformas digitais como iTunes, Dezzer, Spotify e Tidal.
“Mais uma vez, de forma ousada, a orquestra elaborou novos arranjos para a singular combinação entre instrumentos eruditos e regionais, como a viola de cocho, o mocho e o ganzá, consolidando uma sonoridade única. Trabalhar com Renato Teixeira era um sonho antigo que agora se realiza da melhor forma possível. Tivemos tempo para ensaiar e testar as interpretações na estrada antes de entrar em estúdio”, comenta Leandro Carvalho.

Sobre a OEMT
Em 13 temporadas, a orquestra realizou mais de 700 concertos em mais de 120 cidades de todas as regiões do país. Gravou 17 álbuns originais, com repertório inovador e colaboração de grandes solistas brasileiros e estrangeiros, buscando sempre uma sonoridade singular e uma forma de fazer música comprometida com a qualidade.


Gravou discos com importantes artistas em atuação no Brasil e exterior, como Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Turibio Santos, Antonio Del Claro, Emmanuele Baldini, Roberto Corrêa, Pablo Agri, Carlos Corrales, Ivan Vilela, Renato Teixeira, Vittor Santos, a banda de folk rock Vanguart, entre outros.
Os concertos são sempre gratuitos ou a preços populares, para um público anual de mais 100 mil pessoas. Em Mato Grosso, as apresentações chegaram a 24 municípios. Pelo Brasil, são 110 concertos em 22 estados brasileiros de todas as regiões, chegando a mais de 120 cidades de todo o país.
Nessas 13 temporadas, apresentou centenas de composições fundamentais da literatura universal, juntamente com novas composições e arranjos especialmente encomendados. A OEMT já gravou quatro DVDs, 17 discos (ainda cinco a serem lançados), recebeu maestros e solistas de prestigio internacional e atendeu mais de 320 instituições de ensino da rede pública e privada de Cuiabá, Várzea Grande, Nobres e Diamantino, na série de Concertos Didáticos.


Indicações e prêmios

Em 2017, foi finalista do Prêmio da Música Brasileira, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde concorreu em duas categorias: Melhor Disco Instrumental e Melhor Solista, ambas as categorias como álbum Alegria, gravado em parceria com o bandolinista Hamilton de Holanda.
Em 2014, a OEMT foi convidada a apresentar seu case de sucesso num dos mais importantes encontros do setor, o Classical Next, realizado em Viena, na Áustria e em 2006, a Orquestra foi convidada a participar, na Bolívia, do mais importante festival de música barroca e renascentista do mundo, o VI Festival Internacional “Misiones de Chiquitos”.
Em 2016, em São Paulo, sua trajetória foi destaque no Transform Orchestra Leadership (TOL), conferência internacional realizada pelo British Council, reunindo importantes profissionais do setor orquestral. Em 2009, foi finalista do “XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita”, a mais importante premiação do gênero.

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
TERRA BRASILIS

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem. Esse CD é lindo e dá vontade de ouvir várias vezes.

    ResponderExcluir