domingo, 7 de janeiro de 2018

JOÃO ARRUDA - CELEBRASONHOS ( ESCLUSIV. TERRA BRASILIS)

Resumindo:
Músico, cantor, percussionista, violeiro e produtor fonográfico, João Arruda é considerado um dos jovens promissores da música  brasileira. Nascido em Campinas (SP), o artista é comprometido com a valorização e recriação de temas e canções da cultura popular brasileira, bem como de outros países. Seu trabalho está presente em mais de 15 CDs, em que atuou como artista convidado e produtor. Participou de mostras, festivais e programas de rádio e TV além de compor diversas trilhas sonoras para espetáculos, documentários, mostras  e filmes.
Sua trajetória musical inclui turnês pelo Brasil e exterior. Com o grupo de Pífanos Flautins Matuá Integrou o projeto “Samarro´s Brazil” realizando shows na França e Itália.
Em trabalho  solo, percorreu a Argentina, Bélgica, França, Inglaterra e País Basco  com seu show “Entre violas e couros”.  Foi idealizador e é curador do projeto musical “Arreuní”, que promove encontros mensais com diversos artistas brasileiros e convidados estrangeiros. Em 2007  gravou o CD “Celebrasonhos” e seu mais novo trabalho é o CD “Venta Moinho”, lançado em 2013.


Currículo:
Lançou em 2007  o Cd C e l e b r a s o n h o s, considerado, pelo crítico e jornalista Bruno Ribeiro (Correio Popular de Campinas), um dos melhores álbuns de música popular lançados no ano. Neste Cd de 18 faixas há participações especiais da cantora Daniela Lasalvia, do trovador Dércio Marques, do maestro e violeiro Chico Moreira dentre outros músicos e artistas parceiros.
Realizou em 2009 a circulação do show C e l e b r a s o n h o s em diversas cidades do estado de São Paulo pelo Prêmio do Programa de Ação Cultural (PROAC – no 18) da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.
Já em 2010 foi selecionado e participou da IV Mostra da canção brasileira independente do centro cutural Banco do Nordeste realizando shows em Juazeiro do norte (CE) e Sousa (PB).
Integrou o Projeto Samarro´s Brazil na França e Itália em realizando shows e gravações com o grupo de Pífanos Flautins Matuá também no ano de 2010.
Gravou em 2013 seu segundo CD solo intitulado Venta moinho, com participações especias de Levi Ramiro, Kátya Teixeira e  Claudio Rabeca, dentre outros.
Realizou em fevereiro de 2013  uma turnê pela argentina com seu show solo “Entre violas e couros” com participações especiais das cantoras: Mariana Carizzo, Maryta de Humahuaca, Jeanine e do grupo Hierbacaña, passando pelas cidades de Buenos Aires, La Plata e Humahuaca.
Ainda em 2013 viajou em turnê-solo se apresentando em alguns países da Europa : França. Bélgica, Inglaterra e País Basco.
Realiza o projeto Arreuní, que promove e promoveu shows- encontros junto diversos artistas como Dércio Marques, Paulo Freire , Noel Andrade , Déa Trancoso, Carol Ladeira, Stênio Mendes, Levi Ramiro, Pereira da viola e Cláudio Lacerda.
www.arreuni.com

Participou de diversos cds como artista convidado:
“Terras das águas” João Mendes (2007), “O Jardim de Todos” Carlos Rodrigues Brandão (2008),“Os Nomes” Carlos Brandão, Dércio Marques e Josino Medina (2009), “Por que cantamos” Nádia Campos (2010), “Caminho de Rio”João Rio (2010),“Festa na Rua” Banda Namoradeira (2011),“ Os Sertões ”Roberto Bach (2011),“Malê” Maíra Ribeiro e Alexandre Lemos (2011),“Um furo mais seis, melodiô” do grupo Bambuzêro (2011), “Quelé” Bate Canela (2012), “Era uma vez” Alê Carmani (2012),” Brasil Viola” de Moreno Overá (2012), “Baroni e a Loukomotiva Kabereka” (2012)  dentre outros.
Como produtor Fonográfico atuou nos CDs:
“Clareira” João Arruda (2005)
“Celebrasonhos” João Arruda (2007) ”,
“ Companhia de Santo Reis – Azes do Brasil” (2008)
“Saudações das caixeiras da guia (2009)”
“Fuá na Cidade” do grupo de pífanos Flautins Matuá. (2010)
“Festa na Rua” da banda Namoradeira (2011)
“A caminho da estrela” Registro das Cias de Santos Reis de Campinas (2011).
“ Acordar com os passarinhos” de Tião Mineiro (2013)
“Venta moinho” João Arruda (2013)
” Cavaleiro Macunaíma” de João Bá (2013)
“Eu sou Sinhá” Sinhá Rosária (2014)

Grupos:
Participa a mais de 10 anos do grupo de Pífanos Flautins Matuá que realiza espetáculos cênico-musicais baseados em pesquisas da cultura popular, em especial das bandas de pífanos do nordeste brasileiro. Nestas pesquisas teve contato e aprendizados com diversos mestres da cultura popular brasileira em especial em São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Ceará, Mato Grosso e Goiás.
Integra atualmente os grupos Cantavento de música infantil e Chasky de música latino-americana,  e integrou a Orquestra Filarmônica de Violas, dirigida pelo músico Ivan Vilela entre 2005 e 2006.
 
Composições de trilhas sonoras :
Espetáculos: “Isabelita” da Cia Berro d´Água (Campinas – SP) , “Gaiola de Moscas” do grupo teatral Peleja (Recife-PE) .
“Tu sois de onde?” Solo de Lineu Gabriel (PE) que ganhou o prêmio de melhor trilha sonora no Festival “Janeiro de grandes espetáculos” em Recife -PE.
” O Corpo é de Plástico” de Daniel Costa.
“Ô de casa  ô de fora” de Daniel Costa.

Documentários:
“O Mistério de Santo Reis” da Kinema Produções Cinematográficas e “Pantanal” de Mark Cegger.
Filmes: “ Os contos do cafundó” de Rodrigo Infante , “Tiro pela culatra” do Laboratório Cisco e “A batalha da Maria Antonia” de Renato Tapajós.
Exposições e programas de rádio: Num dado e-vento: biotecnologias e culturas em jogo realizada em 2009 pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Labjor – Unicamp e Rádio Desconecta pelo Labjor também.

O disco:
 Misturando diferentes sonoridades de instrumentos como a viola brasileira, violões, percussão e vozes, este CD contém músicas instrumentais e canções que navegam pela musicalidade de vários povos e tempos diferentes. Uma boa mistura de sonoridades da viola brasileira, cantos de vaqueiros e músicas da cultura popular. Participação do Trio da Terra formado pelos músicos Ronaldo Pizzi (Violões, Contrabaixo e Voz), Pedro Romão (Percussão e Voz) e Alexandre Lemos (Percussão e Voz) mesclamos as raízes da viola caipira, melodias e ritmos brasileiros, canto de vaqueiros, viola nordestina, com elementos sonoros de várias partes do mundo.
Eu considero João Arruda o  dicipulo mais perto do mestre Dercio Marques.
(site oficial)

Recomendadíssimo !!!!! 
Download (ripado em 320kbps)

Nenhum comentário:

Postar um comentário