O começo dos anos 80 não foi nada propício para o rock.
O que
dominava era a MPB de FM, e apesar da relativa abertura política, a
sombra da repressão e a censura desanimavam que tentava ser mais
ousados.
O "som jovem" que rolava era o pop-rock de gente como
Guilherme Arantes, Marina, Ney Matogrosso, 14 Bis, Eduardo Dusek, Baby
Consuelo, Pepeu Gomes, A Cor do Som e Rádio Táxi.
Mas ainda assim a rapaziada queria que temas como amor, diversão, trabalho e família fossem tratados de forma mais clara.
Com o rock básico e os cabelos curtos e espetados da new wave, o Rock Brasil começa a se renovar no início da década.
Ligado nas novidades, o jornalista e discotecário Júlio Barroso fundou a Gang 90 & As Absurdetes, no Rio de Janeiro.
O
estouro aconteceu no Festival Shell de MPB de 1981, quando tocaram
"Perdidos na Selva", um reggae que fala de um acidente de avião com
final feliz.
Era só uma mostra do que estaria por vir nos
próximos anos. Seguindo os mesmo passos da Gang 90, o integrante do
grupo de teatro carioca Asbrúbal Trouxe a Irreverência, Evandro
Mesquita, junto com o baterista Lobão, tiveram a idéia de montar uma
banda de rock teatral.
O nome da banda foi dado por Lobão: Blitz, já que eles sempre eram parados pelas batidas policiais.
A
banda trouxe junto ao humor praieiro do grupo Asdrúbal um rock básico e
uma dupla de belas vocalistas, Márcia Bulcão e Fernanda Abreu.
No verão de 1982 abriu na praia do Arpoador um espaço para shows: o Circo Voador, aonde a banda se apresentou inúmeras vezes.
Em junho do mesmo ano, a Blitz gravou um compacto com a música "Você Não Soube Me Amar", que vendeu 100 mil cópias em 3 meses.
Em
setembro foi lançado o disco "As Aventuras da Blitz", o que transformou
a banda em fenômeno nacional, mas um pouco depois do lançamento do
disco, Lobão deixa a banda para lançar seu primeiro disco solo, "Cena de
Cinema", aonde começa uma das mais importantes carreiras do rock
brasileiro, de um artista sempre inconformista.
Ainda em 1982
apareceriam outros artistas de relevância do Rock Brasil, com o Eduardo
Dusek com seu disco "Cantando no Banheiro", que contava com a
participação de uma banda carioca que fazia um rock estilo anos 50 com
muito bom humor: João Penca & Seus Miquinhos Amestrados, que tinha
entre seus integrantes um excelente compositor, Léo Jaime, que escreveu o
sucesso do disco, "Rock da Cachorra". João Penca seguiria depois sem
Dusek e sem Léo Jaime, que fez uma carreira solo de sucesso. No mesmo
ano ainda surgiria Lulu Santos, Barão Vermelho (que não foi tão bem
acolhido na época) e a Rádio Fluminense, grande divulgadora das fitas e
dos discos dos artistas do rock nacional. Paralelamente, em São Paulo,
ocorria o festival "O Começo do Fim do Mundo", com bandas punk como
Inocentes, Ratos de Porão, Cólera e Olho Seco. Em 1983, o rock já havia
ganho seu espaço na Música Popular Brasileira (MPB), fazendo com que as
gravadoras perdessem o medo de contratar bandas deste gênero. Foi
lançado o disco "Rock Voador" (parceria do Circo Voador com a rádio
Fluminense), que revelou o Kid Abelha e Seus Abóboras Selvagens.
Uma
das bandas que tinha sua fita divulgada na rádio, Os Paralamas do
Sucesso, gravaram um compacto que, com seu relativo sucesso, levou a
gravar no fim do ano seu primeiro disco, "Cinema Mudo". Mas quem
arrebentaria um sucesso naquele ano foi um inglês, chamado Ritchie, com a
música "Menina Veneno", cujo compactoo vendeu mais de 800 mil cópias,
levando o cantor a gravar um disco, Vôo de Coração, que vendeu mais de 1
milhão de cópias, batendo naquele ano até o grande recordista de vendas
da gravadora, Roberto Carlos. O Rock Brasil ganhava respeito comercial.
Fenômeno predominando o Rio de Janeiro, o rock começa a ferver também
em São Paulo em 83. A cidade já estava sendo sacudida pelos punks e
também pela música de vanguarda (Arrigo Barnabé, Premeditando o Breque,
Língua de Trapo), revelou uma das grandes bandas do rock brasileiro: os
Titãs, um octeto que misturava new-wave e tropicalismo com o rock e
ficava cada vez mais popular.
Ainda tinha bandas do rock
paulistano como Magazine (tendo Kid Vinil como um dos integrantes), o
pós-punk Ira! e a irreverência do Ultraje a Rigor. 1984 foi o ano de
grandes lançamentos em disco. "Titãs" (seu primeiro disco), "Seu Espião"
(estréia do Kid Abelha), "O Passo do Lui" (segundo disco dos
Paralamas), "Tudo Azul" (Lulu Santos), "Ronaldo Foi Pra Guerra" (Lobão),
"Maior Abandonado" (último disco do Barão com o vocalista Cazuza) e
"Phodas 'C'" (Léo Jaime).
As bandas cada vez mais apareciam em
programas de auditório na TV e até no cinema, com o filme "Bete
Balanço", com música-tema do Barão Vermelho. Se até então o Rock Brasil
tinha uma cara romântica e idealista, iria mudar apartir de janeiro de
1985, graças a um evento: o Rock In Rio 10 dias de muito som num terreno
na Barra da Tijuca, no maior concerto de rock de todos os tempos, com
um público aproximado de 1 milhão e meio de pessoas. Ao lado de grandes
nomes da música mundial da época, como Queen, Iron Maiden, Ozzy
Osbourne, Scorpions, Yes, AC/DC, entre outros, estavam artistas
consgrados da MPB e a nova rapaziada: Blitz, Barão Vermelho, Os
Paralamas do Sucesso, Lulu Santos e Kid Abelha. No maior palco de suas
carreiras iniciantes, as bandas não tremeram na base. O resultado foi
que o rock entrou de vez na música brasileira, as bandas internacionais
incluíram o Brasil em suas turnês e os nossos roqueiros aprenderam muito
com verdadeiros profissionais da música. O jovem público viu as bandas
nacionais fazerem bonito junto aos ídolos estrangeiros e ainda
presenciaram a eleição de Tancredo Neves como o primeiro presidente
civil do país desde o golpe militar de 1964. O Rock Brasil emergiu desde
então, com um jeito ousado, contestador e geograficamente disperso. De
São Paulo apareceu dois dos maiores êxitos comerciais do ano. Um deles,
"Nós Vamos Invadir Sua Praia", álbum de estréia do Ultraje a Rigor, que
tinha a música "Inútil", que foi tocada pelos Paralamas no Rock In Rio e
comentada pelo senhor Diretas Já Ulysses Guimarães, causou um certo
comentário sobre sua letra. Quase todas as músicas foram sucesso no
rádio.
O outro êxito foi o RPM, com a música "Louras Geladas"
estourada nas rádios, lançou o disco "Revoluções Por Minuto", que teve
várias outras faixas de sucesso. O empresário Manoel Poladian foi
responsável por uma super produção para a banda: o show "Rádio Pirata".
Nunca se havia visto nada igual no Brasil: efeitos de raio laser, gelo
seco e sofisticado equipamento de som. O show percorreu o Brasil,
aumentando cada vez mais a popularidade do grupo, que foi forçado pela
gravadora a gravar um álbum ao vivo, com a versão de "London, London"
(de Caetano Veloso) que já começava a tocar nas rádios. Lançado em 1986,
"Rádio Pirata Ao Vivo", tornou-se o recordista de venda de todos os
gêneros no Brasil: 2,2 milhões de cópias. Em pouco tempo, com toda a
pressão de sua popularidade e o uso abusivo de drogas, o grupo gravou
mais 1 álbum e acabou sem muito alarde em 1989. Em 1º de Janeiro de
1985, uma banda de Brasília lançava seu disco de estréia - um disco que
marcaria a história do nosso rock. Legião Urbana mostrava ao país a
poesia de Renato Russo, em letras que mostrava os anseios, medos e
reivindicações de uma geração.
Conhecida pela música Química
(que os amigos Paralamas gravaram em seu primeiro álbum), a Legião
ganhou o público com aquele disco cheio de energia rock´n´roll e
sentimentos à flor da pele. Era a primeira das bandas de Brasília
influenciada pelo punk-rock, que tomariam conta da mídia. As outras
foram Capital Inicial e a Plebe Rude. Também de origem punk e fora do
eixo Rio-São Paulo, os baianos do Camisa de Vênus, liderada por Marcelo
Nova, apareceriam em 1985. Depois de um álbum sem repercussão, ganharam
seu lugar com o som "Eu Não Matei Joana D´arc". Depois disto o país
chegou a conhecer outras músicas como "Bete Morreu" e o "Adventistas",
de seu álbum anterior. Em São Paulo, os ecos do punk seriam responsáveis
por uma outra banda de talento a aparecer, com seu álbum de estréia,
Mudança de Comportamento: o Ira!, do guitarrista Edgard Scandurra (um
dos melhores do Brasil até hoje) e o vocalista Nasi.
Enquato isso o underground paulistano fervia, com bandas inspiradas no pop-rock inglês.
Luiz
Calanca lançou neste mesmo ano o selo Baratos Afins, que lançou os
discos de todo esse underground paulistano, antecipando em pelo menos 10
anos a realidade dos pequenos selos que ajudaram a fazer o rock
alternativo um fenômeno. No Rio de Janeiro, houve uma separação no Barão
Vermelho, saindo Cazuza para sua bem sucedida carreira solo, e o
guitarrista Roberto Frejat assumindo os vocais.
Tivemos ainda no
Rio o lançamento de excelentes disco. "Sessão da Tarde", de Léo Jaime,
que voltava ao rock dos anos 50 e à Jovem Guarda; "Educação
Sentimental", segundo disco do Kid Abelha e no fim do ano o disco-solo
de Cazuza. 1986 foi o ano da consolidação artística e da fartura de
lançamentos. Graças ao Plano Cruzado e a explosão de consumo que ele
causou, as gravadoras contratavam qualquer banda que cheirasse a rock. A
coletânea "Rock Grande do Sul", só com bandas de Porto Alegre revelou
os Engenheiros do Hawaii, que no mesmo ano lançou seu disco de estréia
com o irônico título "Longe Demais das Capitais". E com a música
"Surfista Calhorda", Os Replicantes com influência punk-hardcore,
lançaram seu disco: "O Futuro é Vortex". Também estrearam naquele ano os
cariocas do Biquíni Cavadão ("Cidades em Torrente"), a Plebe Rude ("O
Concreto Já Rachou"), Capital Inicial ("Capital Inicial") e os Inocentes
("Pânico em SP", primeiro disco do punk brasileiro a sair por uma
grande gravadora).
Três álbuns marcaram naquele ano o Rock
Brasil até hoje. Com "Selvagem?", os Paralamas fizeram uma ousada
conexão Brasil-Jamaica-Inglaterra-África via música negra. "Dois", disco
da Legião revelou-se mais lírico e acústico, com faixas que até hoje
fazem a história da banda. Finalmente, "Cabeça Dinossauro", dos Titãs
(que recentemente foi considerado o melhor disco do Rock Brasil), que
deram uma guinada punk em sua música, que mais pareceria um risco, mas
que deu bons resultados artisticos e comerciais para a banda. A boa fase
do rock nacional continuaria em 1987, com a explosão de Lobão (com o LP
"Vida Bandida") e outros álbuns. "A Revolta dos Dândis" (Engenheiros),
"Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas" (Titãs), "Que País é Este"
(Legião) e "Sexo!" (Ultraje a Rigor). Houve a surpresa com o
aparecimento do carioca Fausto Fawcett e seus Robos Efêmeros, com "Kátia
Flavia". Outra surpresa foi o selo Plug, da RCA, que apostou em discos
de novíssimos nomes do rock brasileiro que não faziam nada parecido com
as outras bandas.
Estrearam os cariocas Picassos Falsos e
Hojerizah, o paulistano Violeta de Outono, os gaúchos do De Falla, TNT e
o Nenhum de Nós, entre outros. Das raras exceções que deram certo, está
o Nenhum de Nós, que estourou com a música "Camila, Camila", e depois
em 1989, com "O Astronauta de Mármore", versão de "Starman" de David
Bowie. De 1988 em diante, o Rock Brasil passa por um período de baixa,
com as bandas com dificuldades para recuperar as baixas vendagens e
execução. Mas mesmo assim, existe discos clássicos desta época.
"Ideologia", de Cazuza, que já luta contra a Aids, e aos 16 anos de
idade, Ed Motta chega com pinta de veterano, injetando soul no rock
nacional, com seu disco de estréia com a Conexão Japeri. A Legião
experimentou um sucesso estrondoso com "Faroeste Caboclo" naquele ano,
mas viu o inverso da moeda num show em 18 de junho, no Estádio Mané
Garrincha, em Brasília. Confusão total, com Renato Russo sendo atacado
por um fã no palco e a polícia descendo o pau na platéia, que saiu
revoltado do show(que foi interrompido).
O incidente bateu forte
na Legião que ainda teve a perda do baixista Negrete, que deixou a
banda, mas mesmo assim, em 1989, finalizou seu quarto disco, "As Quatro
Estações", com a maior vendagem em disco da banda e a maior nos últimos
anos do Rock Brasil. Em 7 julho de 1989, o clima era de luto: Cazuza
havia morrido e em 21 de agosto do mesmo ano, morreria Raul Seixas. Era o
fim de uma era do Rock Brasil.
Para completar no ano de 96 morreria o maior ícone do rock Brasil o poeta do rock Renato Russo, o Rock nacional nunca seria o mesmo, quem viveu esta geração sabe muito bem do que se trata, basta sintonizar alguma estação de rádio neste momento ou assistir os canais de televisão no final de semana!!!!!
Download
TERRA BRASILIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário