segunda-feira, 25 de julho de 2016

ANA MARIA CARVALHO - POR MIM E PELO MEU POVO

Herdeira direta de mestres da cultura popular é compositora e intérprete do Grupo Cupuaçu há 20 anos e cantora e atriz do Teatro Ventoforte há 25 anos , teve suas composições gravadas por Tião Carvalho, Rosa Reis, Jane Santos, Banda Cataia e Banda Mafuá.
O trabalho autoral dessa compositora maranhense revela forte influência da sua terra natal o Maranhão, em Por Mim e Pelo Meu Povo (Selo Por do Som) apresenta bumba meu boi, cirandas, forró, ladainhas do Divino Espírito  Santo, acalantos, sambas e cantigas de roda tradicionais.
O disco foi realizado através do edital do Proac, elaboração e Produção de Tatiana Zalla e Leandro Pfeifer e Direção Musical e Arranjos de Gabriel Levy
Composições de Ana Maria, canções de domínio público e diversos compositores parceiros de sua história como Tião Carvalho, Henrique Menezes, Pedrão do Maranhão, Caique Boticay, Rô Macedo e Ilo Krugli.
Ana Maria vem acompanhada por grandes instrumentistas Gabriel Levy: Acordeon; Marquinho Mendonça: Violão, Cavaquinho, Viola Caipira e Bandolim; Toninho Carrasqueira: Flauta Transversal; Carlinhos Amaral: Violão 7 Cordas e Baixo Elétrico; Henrique Menezes e Manoel Pacifíco: Percussão.
O disco contou ainda com diversas participações especiais: Ana Flor Carvalho, Tião Carvalho, Leandro Pfeifer, Henrique Menezes, Bartira Menezes, Graça Reis, Rô Macedo, Marcia Moirah, Laetícia Madsen, Simone Soul, Thomas Rohrer, Ilo Krugli, Cida Moreira, Jaíra Carrasqueira, Isadora Madsen, Yuri Carvalho, Maria Massagardi, Mateus Mursa, Letícia Bueno, Helena Acioli, Ana Rita Carvalho, Cani House, Ariel Coelho e Marcelo Pretto.

Vila Pirajussara (Ana Maria Carvalho e Henrique Menezes)
Na Vila Pirajussara antigamente iluminavam os lampiões | Hoje Morro do Querosene, as lamparinas iluminam os casarões | E eu que ouvia boatos, de pessoas falando que São Paulo é só trabalho | Aqui na praça do povo a festança de junho já começa mês de maio

Morro do Querosene – Festas do Bumba-meu-Boi
Uma das fundadoras do Grupo Cupuaçu foi uma das grandes responsáveis por tornar o Morro do Querosene em um lugar especial no cenário cultural de São Paulo
No início dos anos 80, um grupo de maranhenses introduziu a Festa do Bumba meu Boi na região, que acabou se tornando uma das festas mais bonitas da cidade de São Paulo, gerando um núcleo de músicos, dançarinos, cantores e compositores populares, que formaram o grupo Cupuaçu, em 1986.
Tião Carvalho se destacou, com dois cds solos lançados e com a música “Nós” nas vozes de Ná Ozzetti e Cássia Eller (“eu soube que disseram por aí e foi pessoa séria quem falou…”). Principal voz da festa do Boi, sempre teve ao lado a irmã Ana Maria, também fundadora do Cupuaçu. Dando aulas de dança, canto e folclore, formaram gerações de jovens interessados em cultura brasileira.


Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
TERRA BRASILIS
senha/password
terrabrasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário