sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

MARIA BETHÂNIA - MEUS QUINTAIS


No CD Meus Quintais, lançado pela Biscoito Fino, a cantora baiana Maria Bethânia reviveu momentos da menina que subia numa árvore do quintal na casa de seus pais, em Santo Amaro. “Ouvir o que ouvisse. Ternos de reis, sambas de roda, canto livre, a voz do vento, a voz que se guarda para sempre na fundura da intimidade”, disse a artista, contando que não sente falta da infância no interior, pois a carrega com ela. “Se eu consigo fazer um disco assim é porque isso tá em mim. Não fico saudosa. Eu vou pra Santo Amaro, e é igual. Sinto falta dos meus que já partiram… Mas ao mesmo tempo eu tenho eles tão vivos em mim”, revela.
Betânia ressalta ainda que a menina daquela época  ainda está viva nela. “A menina tá aqui e é ela quem faz tudo, essa criança, a caçula de Zezinho e Canôzinha – que sou eu – é quem tá aprendendo tudo e ensinando a mim”, observa.
“Meus quintais” também traduz seu conceito sobre os povos indígenas, que segundo ela são os verdadeiros donos do Brasil. “O índio me inspira. Me comove, me identifica. O índio não sai da minha cabeça. Tá no meu sangue. Eu acho que o índio é o dono da terra. Eles são o chão do Brasil”, afirma. As faixas “Arco da Velha Índia”, “Moda da Onça” e “Uma Iara” abordam essa temática. “O Chico César fez a música “O Arco da Velha Índia” com um dos versos mais bonitos que alguém já me dedicou então pedi a ele para dedicar a Rita Lee, porque a Rita tem a sabedoria da velha índia. E acho lindo ela ter o cabelo vermelho”, diz.
Já em “Moda da Onça” e “Uma Iara” Betânia quis trazer para o disco as lendas brasileiras, mas com uma coisa meio de criança. “O disco tem um lado criança ao mesmo tempo que tem a faixa “Mãe Maria”, que sou eu mesma. A mãe Maria que eu falo ali sou eu. Mas tem a criança. Por isso eu pedi pras crianças cantarem em “Folia de Reis”, desenharem na arte do encarte do disco, eu sinto que tem essa mistura”, observa a cantora. O novo álbum traz uma sonoridade principalmente acústica, com arranjos que vão desde apenas voz e piano na faixa de abertura, “Alguma Voz” (canção de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro arranjada por André Mehmari) até formações maiores, como em “Folia de Reis”, de Roque Ferreira.
Bethânia ainda escolheu “Lua Bonita”, de Zé Martins e Zé do Norte, que diz conhecer desde criança, “Povos do Brasil”, de Leandro Fregonesi, que grava pela primeira vez, e “Dindi”, clássico de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira.
O álbum gravado em 2014 entre os trabalhos do show Carta de Amor e as celebrações dos 50 anos de carreira de Bethânia completados este ano teve uma espécie de complemento. “Quero usá-lo como um contraponto dos momentos grandiosos destes 50 anos, desde o show Opinião, quando estreei como cantora profissional, até aqui. É um contraponto para a vida em cena, a vitrine de ser uma cantora, a necessidade de viver em centros urbanos muito sofisticados, grandes”, explica Bethânia.
O CD começa e termina requintado com o piano de Mehmari e Wagner Tiso, respectivamente. ”No disco, eu faço eu, eu conto eu, viajo em mim, passo para o caboclo, viro Iara, saio, viro tapuia. Mas tem uma singeleza, uma naturalidade de cada um dos músicos. Eles iam realizando muito livremente, sem nenhuma pretensão de ‘ah, esse acorde’”, conta.

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
TERRA BRASILIS
senha/passaword
terrabrasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário