terça-feira, 3 de setembro de 2019

SERTANÍLIA - GRATIA




Sertanília é um grupo de Salvador (BA) que resgata a tradição sertaneza¹ na produção de uma música universal, inspirada nas diversas manifestações culturais do sertão: coco, maracatus, sambadas e ternos de reis. Formado em 2010 é composto por Aiace (vocais), Anderson Cunha (violão, bandolim e viola) e Diogo Flórez (percussão) acompanhados pelos músicos João Almy (violão), Fernanda Monteiro (violoncelo), Mariana Marin (percussão), Raul Pitanga (percussão). 

 























O primeiro disco, intitulado "Ancestral" foi lançado em 2012 e teve apoio do Conexão Vivo e Governo do Estado da Bahia através do Faz Cultura. Buscando resgatar as origens musicais, o cd foi gravado em Salvador no Attitude Audio Criação e no Fábrica Studios em Pernambuco, e conta com participações ilustres de Xangai, Bule-Bule, Terno de Reis do Riacho da Vaca (Caetité) da Bahia, além dos percussionistas pernambucanos Emerson Calado, Nego Henrique e Gilú Amaral. Possui 18 faixas, com 12 músicas autorais e seis regravações, Sertanília mostra uma construção musical rica em elementos da Cultura Popular Brasileira. 
Desde a sua criação grupo já acumula participações em eventos de grande importância no cenário musical nacional e internacional, passando pela WOMEX 2014 (World Music Expo) em Santiago de Compostela - Espanha, o Brazilian Summer Festival 2013 em Amsterdã - Holanda, no projeto Salademúsica (na Saladearte da UFBA), o Conexão Vivo Salvador, Lauro de Freitas e Praia do Forte, o Festival Tensamba 2011 em Madri - Espanha, Festival Baianada 2010, Grito Rock Salvador (BA) e Olinda (PE), Feira Noise Festival em Feira de Santana (BA), no Encontro de Cantadores (BA) e apresentou um espetáculo lírico-musical intitulado "Tempo de Sereno" em 2010 nas cidades de Lisboa e Coimbra (Portugal), em parceria com a Universidade de Coimbra.
Durante esse período o grupo venceu o Prêmio Dynamite de Música Independente 2013 na categoria de "Melhor Álbum Regional" e foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira 2013, ambos com o CD Ancestral; apresentou uma temporada de pocketshows do show "Ancestral" na Caixa Cultural Salvador em 2014; realizou uma turnê pelo Estado de Minas Gerais, que passou pelas cidades de Belo Horizonte, Vespasiano e Mariana com apoio do Fundo de Cultura e Governo do Estado da Bahia; teve as faixas "Aguaceiro" (2014) e "Tempo de Sereno" (2013) incluídas nas Coletâneas Bahia Music Export que integra o Programa de Mobilidade Artística e Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB); venceu um concurso on-line para se apresentar no LYCRA Future Designers em São Paulo, onde concorreu com 11 bandas selecionados pelo curador de Fabio Trummer (vocalista da banda Eddie); criou a música-tema do desfile de Cris Melo, estilista baiana finalista do concurso Brasil Fashion Designers; teve a música “Nobre Folia”, selecionada entre as 15 finalistas no IX Festival da Educadora FM e compondo o CD do festival e realizou a sua primeira Turnê Nordeste passando pelas cidades de Cajazeiras e Sousa na Paraíba, e Juazeiro do Norte, Fortaleza e Itapipoca no Ceará que contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura.

¹
Feminino de sertanês, imortalizado nas obras de Elomar Figueira Mello. Faz referência a tudo que é inerente ao sertão. O neologismo foi criado para se diferenciar de "sertanejo", palavra que foi perdendo o real significado e se distanciando do universo do sertão à proporção em que foi empregada pelo mercado musical das grandes gravadoras.

O DISCO
 
O Reisado da Fazenda Boa Sorte é liderado por Dona Vande, reiseira tradicional do distrito de Pajeú do Vento (Caetité-BA), que conduz sua família - a maioria mulheres, indo de encontro à tradição masculina da festa - todos os anos na peregrinação e nos festejos a Santo Reis.
Done Leonídia, anciã de Contendas, comunidade tradicional quilombola do distrito de Maniaçu (Caetité-BA) é a criadora do Terno de Reis de Contendas, onde brincam a folia seus filhos, sobrinhos, netos e moradores da comunidade. Os dois grupos são expoentes da tradição de reis do Alto Sertão da Bahia, manifestação fruto do encontro da herança ibéricas das festas da Natividade - vinda com o imigrante galego-português com a cultura dos decendentes dos africanos cativos no sertão, resultado numa expressão popular única, que tornou-se parte essencial da identidade do povo sertanês.

Se vc gostou adquira  o original valorize a obra do artista.

contato@sertanilia.com.br

http://www.sertanilia.com.br

Download

TERRA BRASILIS 





Nenhum comentário:

Postar um comentário