quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

ORQUESTRA DE VIOLEIROS DA TERRA DA UVA E CONVIDADOS AO VIVO (EXCL. T. B )




A Orquestra de Violeiros Terra da Uva é a mais nova Orquestra de Viola Caipira de Jundiaí. É formada atualmente por 29 músicos, sendo eles violeiros e baixista. Sob a regência de Daniel Franciscão, (violeiro com disco solo postado já aqui no blog) a Orquestra preza pela qualidade musical e arranjos diferenciados.
Disco muito bom mesmo foi gravado ao vivo com participações de dois violeiros mineiros João Araújo (viola urbana) e Rodrigo Delage.

História
A Orquestra de Violeiros Terra da Uva foi fundada em Agosto de 2011, pelo professor e violeiro Daniel Franciscão, que já esteve a frente de outros projetos envolvendo a Viola Caipira em Jundiaí. O nome da Orquestra é uma homenagem a cidade por ser nacionalmente reconhecida pela produção de uva e vinho.
O lançamento oficial do grupo aconteceu no Teatro Polytheama em maio de 2012, e teve participação de diversos violeiros e cantadores da região, além de reverter a renda do show para a Associação Bem-te-vi.
A Orquestra apesar de ser nova, já conquistou prêmios e ganhou destaque em programas de TV. Em 2012 foi marcante a participação que o grupo fez juntamente com o coral Cia. Canto Vivo no canal ESPN Brasil, tocando um arranjo próprio do Hino da UEFA Champions League, nas cordas da viola caipira.
Em 2013, foi uma das homenageadas pelo Prêmio Rozini de Excelência em Viola Caipira, ficando entre as três melhores orquestras de viola do país. No mesmo ano, foi uma das premiadas em um projeto da Sennheiser, chamado Mapa da Música Brasileira.
2015 foi um ano importante para a Orquestra, pois foi contemplada com o Prêmio de Estímulo a Cultura da Prefeitura Municipal de Jundiaí, com o projeto de gravar seu segundo DVD, que contou com a participação dos artistas João Araújo e Rodrigo Delage. Também nesse ano, gravou seu primeiro videoclipe, e ainda participou do aclamado Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, em Minas Gerais.
As conquistas continuaram no ano seguinte: em Junho, a Orquestra fez apresentação no novo SESC Jundiaí, um belíssimo e importante espaço de cultura e lazer. Em setembro foi ao ar uma matéria no   SBT, onde a Orquestra tocou ao lado de Marcelo Costa e Sérgio Reis.
Sempre buscando se aperfeiçoar e renovar o repertório, a Orquestra busca levar a Viola Caipira e seu cancioneiro para onde puder, sempre com uma proposta diferente, e ao mesmo tempo honrando as tradições interioranas.
Daniel franciscão professor e regente
                                                  

Shows 
O espetáculo tem por objetivo divulgar a viola caipira brasileira de 10 cordas, e mostrar sua versatilidade enquanto instrumento musical, através de um repertório eclético e de qualidade, composto por canções tradicionais do cancioneiro caipira, como: O  Menino Da Porteira, Saudade de minha terra, Moreninha Linda, passeando pela musica popular brasileira com DisparadaViola Enluarada, Romaria até chegar no campo da musica erudita com Ave Maria de  J.S. Bach, O Trenzinho Caipira de H. Villa Lobos e Tema da Vitória de Eduardo Souto Neto.
Desde o início de suas atividades, a Orquestra de Violeiros Terra da Uva já coleciona uma extensa agenda de shows, tendo se apresentado em várias festas municipais de Jundiaí e de varias cidades do interior de São Paulo, também em eventos privados, instituições de ensino, auditório de faculdades e programas de TV,  sempre com sucesso de público.
Ensaios
Os ensaios da Orquestras acontecem na sede do Clube Do Carro antigo de Jundiaí, todas as segundas-feiras das 20h às 22h, na Av. União dos Ferroviários, 3316 – Vila Arens – Jundiaí-SP.  O ensaio da Orquestra é aberto para quem quiser vir assistir! Faça-nos uma visita!
No mesmo local, funciona também a Escola de Viola Caipira Daniel Franciscão, de terças feiras das 19h às 22h. As aulas do instrumento são ministradas pelo professor Daniel Franciscão, e um de seus objetivos é  formar violeiros para ingressarem na Orquestra, mas também é possível aprender na escola sem participar da mesma.
Ensaio da Orquestra no Clube do Carro Antigo
Serviço
Maiores Informações sobre a Orquestra de Violeiros Terra da Uva e também sobre aulas de Viola Caipira podem ser obtidas nos tels. (11) 4584-2747 e (11) 9776-2827 com Daniel Franciscão.

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
https://ovtu.com.br/
 
Download

3 comentários:

  1. Boa tarde Anderson! Por favor, dá uma conferida no arquivo da Orquestra de Violeiros da Terra da Uva, postado, porque o formato dele não está possibilitando baixar as músicas. Obrigado e parabéns pelas postagens. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      Acabei de testar o link, baixou normalmente os arquicos em mp3 estão tudo ok.
      Tente novamente e obrigado pela visita.
      abs
      Daniel

      Excluir
  2. Boa noite Daniel!

    Novamente, eu tentei baixar o arquivo, mas infelizmente não estou conseguindo. Ele não está baixando no formato "rar" para eu descompactar. Vou pesquisar para ver se descubro como baixar e descompactar. Obrigado pela atenção. Abraços

    ResponderExcluir