sábado, 20 de fevereiro de 2016

AMELINHA - JANELAS DO BRASIL


Amélia Cláudia Garcia Colares, a AMELINHA, nasceu na cidade de Fortaleza, Ceará. De família musical, com 12 anos formou um trio vocal com sua irmã Silvia e mais uma amiga para se apresentarem em festas nas escolas. Quando mudou para São Paulo, onde fez curso para vestibular objetivando cursar a faculdade de comunicações, continuou cantando sempre incentivada pelos amigos.
Foi no ano de 1975, que AMELINHA começou, efetivamente, a sua gloriosa carreira de artista, acompanhando Vinícius de Moraes e Toquinho em seu primeiro trabalho profissional como cantora, em Punta Del Este, Uruguai.
No ano seguinte, 1976, lança seu primeiro disco, “Flor da Paisagem”, que teve vendagem modesta, mas já apontava para um grande futuro. “Frevo Mulher”, el 1979, foi uma febre nacional, que lhe deu o primeiro Disco de Ouro de sua carreira. O fenômeno aconteceu em 1980, quando AMELINHA colocou abaixo o Maracanãzinho no Festival MPB 80, cantando “Foi Deus Que Fez Você”, estrondoso sucesso que tornou-se marca registrada da cantora, lançado em compacto homônimo seguido do álbum “Porta Secreta”, ambos Disco Quádruplo de Platina com mais de um milhão de cópias vendidas. Em 1982, emplacava outro Disco de Ouro com o tema de abertura do seriado “Lampião e Maria Bonita”, da Rede Globo, “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa, Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor”. Em 1983, veio o disco “Romance da Lua Lua”, que tinha como característica principal a afinidade da cantora com as poesias que falam essencialmente de coisas que têm como cenário a lua e toda sua energia. Vem o ano de 1984 com AMELINHA emplacando outro mega sucesso em todas as rádios AM e FM, do norte ao sul do país, com a música “Água e Luz”.
E assim transcorreu a década de 80, com AMELINHA gravando Fagner, Djavan, Gonzaguinha, Elomar, Geraldo Azevedo e Moraes Moreira, entre outros.
Em 1994, AMELINHA lança “Só Forró”, seu décimo CD com um projeto arrojado de volta à riqueza da música nordestina, realizando um velho desejo de Gonzagão, que sempre quis que AMELINHA cantasse suas músicas.
Outros lançamentos se sucederam: “Cobra de Chifre” (1996), “Amelinha” (1998), “Vento Forró e Folia” (2002) e recentemente seu mais novo álbum “Janelas do Brasil” (2012), onde AMELINHA brilhas em suas frestas com temas inéditos de Alceu Valença, Chico César e outros grandes compositores.
E depois de quase 10 anos sem lançar um novo trabalho, eis que a cantora volta ao disco, pelas mãos do DJ Zé Pedro e sua Joia Moderna. "Janelas do Brasil", disco produzido por Thiago Marques Luz, é minimalista, e tem a intenção de realçar tão somente a bela, e ainda em forma voz de Amelinha. Pra tal o acompanhamento é de violões, violas e guitarras das mãos precisas de Dino Barioni. O repertório mira o futuro , e avalia o seu passado musical em belas canções guiadas em memórias afetivas da cantora, que a posicionam hoje, presente, na moderna música brasileira.

Do compositor Zeca Baleiro, ela pesca "O Silêncio", balada de tons interiorano que se ajusta bem a sua voz, caso da também lírica "Planície de Prata", de Almir Sater e Paulo Solimões, e da doída "Quando Fugias de Mim", de Alceu Valença e Emannoel Cavalcanti. Do baú, e de suas lembranças, dá vida a belo tema de Vinícius de Moraes e Marília Medalha "Algum Lugar", e a "Galos, Noite e Quintas", do conterrâneo Belchior que ainda soa atual, com suas reminicências de um passado que se faz ainda atual.  Equilibrar esses dois pólos, o antigo e o novo, sem se perder em modernices, é o grande achado do disco, que trás a intérprete pro tempo presente, sem de todo esquecer do seu passado.

"Janelas do Brasil", é disco luminoso, onde o canto de esperança permeia todo o repertório, em alegrias, tristezas, saudades e belezas que se revelam a cada canção escolhida. Aos 61 anos, a voz da cantora conserva frescor, e revela através do seu canto doce, possibilidades de um novo tempo para sua arte.
Carlos Almeida
  1. Galos, Noites e Quintais (Belchior)
  2. O Silêncio (Zeca Baleiro)
  3. Asa Partida (Fagner / Abel Silva)
  4. Felicidade (Chico César / Marcelo Jeneci)
  5. Terral (Ednardo)
  6. Planície de Prata (Almir Sater / Paulo Simões)
  7. Quando Fugias de mim (Alceu Valença / Emannoel Cavalcanti)
  8. Algum Lugar (Marília Medalha / Vinicius de Moraes)
  9. É Necessário (Geraldo Espíndola)
  10. Ponta do Seixas (Cátia de França)
  11. Olhos Profundos (Renato Teixeira)
  12. Pra Seguir um Violeiro (Amaro Penna)

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
senha/passaword
terrabrasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário